quinta-feira, 2 de abril de 2020

Projeto Escola Aberta para a Cidadania - Projeto 2020/01


 1.      Introdução

Preocupados em corroborar com os ideais do Programa Escola Aberta para a Cidadania e oportunizar relações de: interação, comunicação e dinâmica escolar entre os educandos, responsáveis e moradores do entorno da instituição por meio das oficinas ofertadas. Criamos a partir de conversas e observações prévias o presente trabalho afim de estimular o desenvolvimento da comunicação ativa e dialógica, como forma de divulgação do Programa e; a fomentação da identidade dele junto a comunidade escolar. Será executado de forma lúdica e pedagógica, respeitando os feedbacks[1] de cada etapa.

2.      Propostas

Passamos para as oficinas individualmente:

2.1.            Oficina de corte & Costura: Esta oficina tem seu produto final o desenvolvimento de competências que permitirão as envolvidas (em sua totalidade mulheres), apreender técnicas de corte e costura, isso servirá tanto para profissionalização quanto para reparos caseiros de roupas. Ainda colabora para a socialização, pois durante as aulas há muita conversa e as participantes criam laços de amizade; além de confraternizações que são realizadas periodicamente.
2.2.            Oficina de Futsal: A oficina de futsal tem sua abrangência significada por atender jovens que buscam nos finais de semana ocupar seu tempo praticando esporte; durante a interação os envolvidos compartilham momentos de companheirismo e lazer.      
2.3.           Oficina de Brinquedoteca: Neste espaço se desenvolve uma prática de pesquisa e extensão universitária de cunho pedagógico, são oferecidos jogos, brincadeiras e    contações de histórias aos participantes. As crianças e jovens tem a oportunidade de vivenciar de forma lúdica apreensões de conhecimento a partir de seus interesses e vivências. A oficina terá seu produto final nas publicações acadêmicas, interações entre os pares e auxílio pedagógico.

2.4.             Oficina de Crochê e Tricô: Aqui vamos desenvolver um trabalho que terá seu produto final no ensino-aprendizagem de técnicas de crochê e tricô oferecidas a comunidade escolar, tem o mesmo viés da oficina de Corte & Costura, nas questões sócio interacionais.      

3.      TRABALHO GLOBAL

Começamos o planejamento das atividades (re)pensando formas de aproximar a comunidade escolar, ilustrada por: educandos, seus responsáveis e demais indivíduos moradores do entorno da escola. Somente aproximá-los não era o suficiente, precisávamos mais, então, criamos juntando as ideias e objetivos de todas as oficinas meios de tornar essa aproximação um evento de partilha de ideias e sentimentos.
A proposta se dividiu em dois eixos centrais: a) aproximar a comunidade escolar, compreendendo que o Programa Escola Aberta para a Cidadania é um espaço coletivo de desenvolvimento do pertencimento escolar dos atores que estarão envolvidos no projeto e b) criar meios para que logo após o despertar deste sentimento todos possam dar sentido as práticas desenvolvidas nas oficinas.
Para além dos produtos finais das oficinas nesse ano o Programa Escola Aberta para a Cidadania conta com um planejamento que soma os esforços empreendidos em cada uma das oficinas para criar uma divulgação maior do trabalho que já vem sendo desenvolvido.
As oficinas de: Brinquedoteca e Futsal fomentarão também a repaginação de escadas, e pequenos espaços da escola; as oficinas e Corte & Costura, Tricô e Crochê trabalhão para que no final de suas aulas aconteça uma mostra de roupas e trabalhos manuais. Ainda há a vontade de realizar uma tarde de prestação de serviços na instituição para atrair mais pessoas e a divulgação ter maior abrangência possível. Isso tudo acontecerá de acordo com agendamento prévio.
A execução do trabalho far-se-á em duas etapas sendo que a segunda dependerá do resultado da primeira. Essa dependência se explica pelo fato de que no primeiro momento daremos continuidade aos trabalhos já realizados desde o ano passado, com a adição de divulgações mais notórias pois faremos do painel “Escola Aberta” uma janela para a comunidade que passa pela escola durante a semana. 
No segundo continuaremos as interrelações com alunos e comunidade escolar por meio de post-it   instalados nos painéis, neles a princípio haverá: perguntas, mostras dos trabalhos desenvolvidos e pesquisas de opinião. A partir dessa interação pensaremos formas de entender e atender as demandas, também passaremos a nós ocupar com a organização da “Tarde de Prestação de Serviço na Escola” culminância do projeto. 

5. AVALIAÇÃO

Ao longo do trabalho o surgimento de novos participantes, a visibilidade do projeto frente a comunidade e a melhoria do espaço físico (espaço usado pelo Programa) serão medidores de avanço ou não das práticas adotadas para este semestre. 
Além das reflexões e cumprimentos das demandas levantadas pelos participantes, os produtos finais de cada oficina legitimarão a práxis deste trabalho, sua divulgação nos meios de comunicação e por meio do “boca-a-boca”  que eterniza as ações escolares a muitos anos.  


QUADRO 1:  Quadro de Planejamento de ações e requerimentos.

Projeto
Ações
Requerimentos
Período
1.       Revitalização da frente da escola

1.1.  Pintura dos troncos das árvores;
1.2.  Plantio de flores;
1.3.  Pintura das vigas de sustentação da tela frontal da instituição;
1.4.  Pintura dos portões da frente da escola;
1.5.  Pintura e organização do espaço das escadarias da frente da escola;
1.6.  Pintura dos bancos e mesa/ tocos de árvores;

             1.1.1.         Ofício para angariar doações;
             1.1.2.         Orçamento de materiais necessários para o andamento da oficina;


1° semestre de 2020.
2.            Feira de Artesanatos

2.1.       Agrupar trabalhos realizados pelas oficinas;
2.2.       Marcar uma mateada para apresentação dos trabalhos;
2.1.1. Orçamento para os materiais necessários para a confecção das peças;

1°semestre de 2020.
3.            Painéis Culturais

3.1.       Criação de obras literárias;
3.2.       Apresentação dos painéis;
3.1.2. Orçamento para restaurar os painéis da escola.

1°semestre de 2020.
4.            Campeonato de Futebol

4.1.       Elaboração do doc. com as regras do jogo;
4.2.       Divulgação das regras;
4.3.       Determinação da data para começo do campeonato;
4.4.       Divulgação da data;
4.5.       Jogos;
4.6.       Entrega das premiações.

             4.1.1.         Orçamento para comprar premiações;
             4.1.2.         Ofício para angariar doações de refrigerante;
                         
1°semestre de 2020.
5.        Tarde de Prestação de Serviços
5.1.       Elaboração do roteiro das  solicitações de serviços e atividades artísticas e provável data;
5.2.       Entrega dos ofícios e respostas;
5.3.       Convites para apresentações artísticas;
5.4.       Confirmação data final;
5.5.       Divulgação da data do evento.
              5.1.1.         Ofícios para solicitação das atividades sociais e culturais;
              5.1.2.         Caixa de som da escola;
              5.1.3.         Divulgação do evento durante a semana.
1° semestre de 2020
QUADRO 1: 

[1] informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão.

[2] Post-It® é uma marca registada da 3M Company que identifica um tipo de bloco de notas composto por pequenas folhas de papel adesivo, de várias dimensões, formas e cores, e que são vendidas em blocos de várias folhas pegadas entre si.
[3] Técnica de propaganda feita de forma verbal de uma pessoa para outra. As pessoas vão comentando uma para a outra e acabam espalhando a notícia. -Não gastamos nem 1 centavo com publicidade, a propaganda da festa foi tudo no boca-a-boca.

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