1. Introdução
Preocupados em corroborar
com os ideais do Programa Escola Aberta para a Cidadania e oportunizar relações
de: interação, comunicação e dinâmica escolar entre os educandos, responsáveis
e moradores do entorno da instituição por meio das oficinas ofertadas. Criamos
a partir de conversas e observações prévias o presente trabalho afim de estimular
o desenvolvimento da comunicação ativa e dialógica, como forma de divulgação do
Programa e; a fomentação da identidade dele junto a comunidade escolar. Será
executado de forma lúdica e pedagógica, respeitando os feedbacks[1] de cada etapa.
2. Propostas
Passamos para as oficinas
individualmente:
2.1.
Oficina de corte & Costura:
Esta oficina tem seu produto final o desenvolvimento de competências que
permitirão as envolvidas (em sua totalidade mulheres), apreender técnicas de
corte e costura, isso servirá tanto para profissionalização quanto para reparos
caseiros de roupas. Ainda colabora para a socialização, pois durante as aulas
há muita conversa e as participantes criam laços de amizade; além de
confraternizações que são realizadas periodicamente.
2.2.
Oficina de Futsal: A
oficina de futsal tem sua abrangência significada por atender jovens que buscam
nos finais de semana ocupar seu tempo praticando esporte; durante a interação
os envolvidos compartilham momentos de companheirismo e lazer.
2.3. Oficina de
Brinquedoteca: Neste espaço se desenvolve uma prática de pesquisa e extensão
universitária de cunho pedagógico, são oferecidos jogos, brincadeiras e contações de histórias aos participantes. As crianças e jovens tem a oportunidade de vivenciar de forma lúdica apreensões de conhecimento a partir de seus
interesses e vivências. A oficina terá seu produto final nas publicações
acadêmicas, interações entre os pares e auxílio pedagógico.
2.4. Oficina de Crochê e Tricô: Aqui
vamos desenvolver um trabalho que terá seu produto final no
ensino-aprendizagem de técnicas de crochê e tricô oferecidas a comunidade
escolar, tem o mesmo viés da oficina de Corte & Costura, nas questões sócio
interacionais.
3. TRABALHO
GLOBAL
Começamos o planejamento
das atividades (re)pensando formas de aproximar a comunidade escolar, ilustrada
por: educandos, seus responsáveis e demais indivíduos moradores do entorno da
escola. Somente aproximá-los não era o suficiente, precisávamos mais, então,
criamos juntando as ideias e objetivos de todas as oficinas meios de tornar
essa aproximação um evento de partilha de ideias e sentimentos.
A proposta se dividiu em
dois eixos centrais: a) aproximar a comunidade escolar, compreendendo que o
Programa Escola Aberta para a Cidadania é um espaço coletivo de desenvolvimento
do pertencimento escolar dos atores que estarão envolvidos no projeto e b)
criar meios para que logo após o despertar deste sentimento todos possam dar
sentido as práticas desenvolvidas nas oficinas.
Para além dos produtos
finais das oficinas nesse ano o Programa Escola Aberta para a Cidadania conta
com um planejamento que soma os esforços empreendidos em cada uma das oficinas
para criar uma divulgação maior do trabalho que já vem sendo desenvolvido.
As oficinas de:
Brinquedoteca e Futsal fomentarão também a repaginação de escadas, e pequenos
espaços da escola; as oficinas e Corte & Costura, Tricô e Crochê trabalhão
para que no final de suas aulas aconteça uma mostra de roupas e trabalhos
manuais. Ainda há a vontade de realizar uma tarde de prestação de serviços
na instituição para atrair mais pessoas e a divulgação ter maior abrangência
possível. Isso tudo acontecerá de acordo com agendamento prévio.
A execução do trabalho far-se-á em duas etapas sendo que a segunda dependerá do resultado da primeira. Essa dependência se explica pelo fato de que no primeiro momento daremos continuidade aos trabalhos já realizados desde o ano passado, com a adição de divulgações mais notórias pois faremos do painel “Escola Aberta” uma janela para a comunidade que passa pela escola durante a semana.
No segundo continuaremos as interrelações com alunos e comunidade escolar por meio de post-it instalados nos painéis, neles a princípio haverá: perguntas, mostras dos trabalhos desenvolvidos e pesquisas de opinião. A partir dessa interação pensaremos formas de entender e atender as demandas, também passaremos a nós ocupar com a organização da “Tarde de Prestação de Serviço na Escola” culminância do projeto.
5. AVALIAÇÃO
Ao longo do trabalho o surgimento de novos participantes, a visibilidade do projeto frente a comunidade e a melhoria do espaço físico (espaço usado pelo Programa) serão medidores de avanço ou não das práticas adotadas para este semestre.
Além das reflexões e cumprimentos das demandas levantadas pelos participantes, os produtos finais de cada oficina legitimarão a práxis deste trabalho, sua divulgação nos meios de comunicação e por meio do “boca-a-boca” que eterniza as ações escolares a muitos anos.
QUADRO 1: Quadro de Planejamento de
ações e requerimentos.
Projeto
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Ações
|
Requerimentos
|
Período
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1.
Revitalização da frente da escola
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1.1.
Pintura dos troncos das árvores;
1.2.
Plantio de flores;
1.3.
Pintura das vigas de sustentação da tela frontal da
instituição;
1.4.
Pintura dos portões da frente da escola;
1.5.
Pintura e organização do espaço das escadarias da
frente da escola;
1.6.
Pintura dos bancos e mesa/ tocos de árvores;
|
1.1.1.
Ofício para angariar doações;
1.1.2.
Orçamento de materiais necessários para o andamento
da oficina;
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1° semestre de
2020.
|
2.
Feira de Artesanatos
|
2.1.
Agrupar trabalhos realizados pelas oficinas;
2.2.
Marcar uma mateada para apresentação dos trabalhos;
|
2.1.1. Orçamento para
os materiais necessários para a confecção das peças;
|
1°semestre de
2020.
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3.
Painéis Culturais
|
3.1.
Criação de obras literárias;
3.2.
Apresentação dos painéis;
|
3.1.2. Orçamento para
restaurar os painéis da escola.
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1°semestre de
2020.
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4.
Campeonato de Futebol
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4.1.
Elaboração do doc. com as regras do jogo;
4.2.
Divulgação das regras;
4.3.
Determinação da data para começo do campeonato;
4.4.
Divulgação da data;
4.5.
Jogos;
4.6.
Entrega das premiações.
|
4.1.1.
Orçamento para comprar premiações;
4.1.2.
Ofício para angariar doações de refrigerante;
|
1°semestre de
2020.
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5.
Tarde de Prestação de Serviços
|
5.1.
Elaboração do roteiro das solicitações de serviços e
atividades artísticas e provável data;
5.2.
Entrega dos ofícios e respostas;
5.3.
Convites para apresentações artísticas;
5.4.
Confirmação data final;
5.5.
Divulgação da data do evento.
|
5.1.1.
Ofícios para solicitação das atividades sociais e
culturais;
5.1.2.
Caixa de som da escola;
5.1.3.
Divulgação do evento durante a semana.
|
1° semestre de
2020
|
QUADRO
1:
[1] informação
que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para
avaliar os resultados da transmissão.
[2]
Post-It® é uma marca registada da 3M Company que identifica
um tipo de bloco de notas composto por pequenas folhas de papel adesivo, de
várias dimensões, formas e cores, e que são vendidas em blocos de várias folhas
pegadas entre si.
[3]
Técnica
de propaganda feita de forma verbal de uma pessoa para outra. As pessoas vão
comentando uma para a outra e acabam espalhando a notícia. -Não gastamos nem 1
centavo com publicidade, a propaganda da festa foi tudo no boca-a-boca.
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