1.
INTRODUÇÃO
Partindo
da necessidade de manter as atividades do Programa Escola Aberta para a
Cidadania (PEAC), no ano de 2020, segundo semestre, considerando a pandemia
provocada pela doença Covid-19, se faz preciso a reformulação do cronograma
elaborado até então. As atividades passam de presenciais para remotas, mediadas
imprescindivelmente pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). A Oficina de Contação de Histórias – originalmente realizada na Brinquedoteca:
Vivências Significadas – ganha um espaço no canal da plataforma Youtube –
Paidagogo Lunático – compartilhada no perfil do Facebook da escola, com vídeos
assíncronos, leva aos interessados contos
de boca e recontos de diversas culturas.
Preferivelmente serão disponibilizados aos sábados, deixando o espaço de uma
semana para divulgação e posterior avaliação de sua adesão, por meio de likes
e comentários, que serão considerados feedbacks das propostas. O
principio norteador para seleção e elaboração dos vídeos é a possibilidade de
promover o pensamento crítico e emancipador característicos do ser cidadão.
2. OBJETIVOS
a) Manter as atividades lúdicas-pedagógicas do PEAC, na
EEEM gal. José Flores da Cunha em situação de pandemia (Covid-19);
b) Utilizar as TIC como forma de democratização ao
acesso as atividades de contação de histórias;
c) Avaliar o desempenho das abordagens remotas do PEAC,
e suas possíveis reorganizações.
3.
METODOLOGIA
A)
Da
seleção das histórias:
As
histórias escolhidas para essa prática fazem parte do repositório particular do
oficineiro, há também alguns achados ao longo do percurso.
B)
Dos
recursos pedagógicos adotados:
Poderão
ser usadas desde folha sulfite branca, até bonecos amigurumi (feitos de
crochê), a ideia principal deste trabalho é manter o diálogo com as crianças e
jovens promovendo a cidadania e reflexão acerca das narrativas.
C)
Da
gravação dos vídeos:
Partirá de maneira caseira, por meio da câmera do aparelho celular, ou mesmo, do notebook particular.
4.
AVALIAÇÃO
Será levado em consideração o nível de alcance atingido pelos vídeos e a capacidade reflexiva demonstrada por deles de acordo com o nível cronológico e bagagem social dos envolvidos. Os likes e compartilhamentos, mensagens de colegas professores e de responsáveis/ educandos também servirá como medidor de aceitação das histórias lançadas semanalmente.
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