Com o propósito de facilitar a democratização do acesso a brinquedos, de maneira lúdica e com compromisso pedagógico, nasceu a proposta “Brinquedoteca na Escola: Espaço Social do Brincar”, que busca equipar um espaço dentro da escola, para que seus educandos possam usufruir de brincadeiras, brinquedos e outros recursos lúdicos com o objetivo de socializar e construir saberes comungados com os conteúdos programáticos escolares, criando pontes por meio de temas transversais da educação, para tanto, anseia-se num primeiro momento a construção do significado de brinquedoteca por parte dos envolvidos para então posteriormente a criação do espaço físico, construção de jogos, e aplicação das atividades com as crianças atendidas público alvo da escola.
Sabendo que a brinquedoteca “[...] é um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, alegre e colorido, onde mais importante que os brinquedos é a ludicidade que eles proporcionam” (AZEVEDO apud. CUNHA, p.48, 1998). Sentimos a necessidade de criar um espaço que proporcione não só o livre brincar, mas propicie momentos de interação social e estimulo do cognoscente por meio de jogos e brincadeiras. Com o [...] objetivo desenvolver imaginação, a criação e a expressão, incentivar a brincadeira do faz-de-conta, a dramatização, a construção do pensamento, a solução de problemas, a socialização, a vontade de inventar, colocando ao alcance da criança uma variedade de atividades que, além de possibilitar a ludicidade individual e coletiva, permite que ela construa a sua própria percepção do mundo. (AZEVEDO, p.48-49, 1998).
A necessidade de resgatar o brincar como elemento essencial para o desenvolvimento integral da criança, criatividade, aprendizagem, socialização, em todos os ambientes e circunstâncias de vida: no lar, na escola, na comunidade (AZEVEDO, 1998), vem ao encontro do que esse projeto quer proporcionar, pensamos em criar não meramente uma, ou duas estrofes, mas vários poemas brincantes, onde todos os envolvidos possam desfrutar dos jogos assim como os poetas divertem-se com suas rimas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário