sexta-feira, 22 de novembro de 2019

BRINQUEDOTECA: VIVÊNCIAS SIGNIFICADAS

Diego E. V. Bentancourt(G); Felipe Nunes Ribeiro(G); Juliana T. P. dos Santos(G); Wanessa Pinto de Lima(G); Ana C. S. de Moura(O).

      Com a intenção de corroborar com os ideais do Programa Escola Aberta para a Cidadania, política pública do Estado do Rio Grande do Sul, também pensando em organizar um ambiente de experimentação pedagógica que relacionasse apreensões literárias com o exercício delas (SANTOS, 1997), surgiu a criação de uma brinquedoteca no centro de uma escola da rede pública de Sant’Ana do Livramento/RS. O público alvo em sua grande maioria, alunos e vizinhos da escola, tem sua faixa etária de quatro a doze anos, o público frequenta a instituição aos sábados, nos turnos matutino e vespertino, quando a brinquedoteca funciona. O aspecto organizacional do espaço foi executado tendo como questões norteadoras: o espaço físico, a disposição de materiais, a duração de cada mini-oficina proposta e por último o número de participantes por turno. Elaboraram-se então três espaços: “Sugestão do Dia” esse espaço prioriza o brincar, e objetiva fomentar a socialização dos pares, cabe a eles a organização da brincadeira usando o que está sugerido para o dia. (PLATA, 1997) “Hora do Conto” é o momento de explorar nossas lembranças, abrir os baús de nossa imaginação e despejar sob os pés de uma grande árvore histórias de todos os tipos. Nesse momento acontecem mediações de leituras, leituras e releituras de obras, que se justapõem as experiências de cada um que está presente. (VELASCO, 2018) “Momento Criativo” surge para registrarmos nossos aprendizados e explorarmos a criatividade de maneira prática por meio de desenhos, texturas e afins. À medida que as mini-oficinas foram se desenvolvendo houve a necessidade de analisar as produções dos encontros, logo, criou-se um repositório de fotos, relatórios, e observações sobre as atividades propostas, isso possibilita não só a avaliação do trabalho, como aviva novas perspectivas de pensar e fazê-lo. (MORAES, 2011) O objetivo inicial se faz presente no ideário da produção de uma cultura da paz, em que se vivenciam momentos de cidadania e pertencimento no contexto educacional. Dessa forma, adquire um aparelhamento pedagógico focado em subsidiar o desenvolvimento integral dos indivíduos que participam das atividades propostas, pois é notória a preocupação com a interação social, ampliação da capacidade cognitiva, desinibição oral e gráfica, entre outros quesitos que coincidem com as preocupações já existentes dentro das salas de aula regulares. A brinquedoteca, em seu cerne carrega a preocupação com as vivências significadas por meio de atividades lúdicas. A observação e análise do grupo brincante (FLORESTAN, 2004) e características individuais de cada participante que colabora para a prática educacional. Temos possibilitado experiências brincantes de maneira proativa e autônoma favorecendo o aditamento de características e competências que acompanharão as crianças pelo resto de sua caminhada escolar. Os encontros têm se mostrado uma oportunidade de revermos nossas ações como autores e agentes dos processos propostos tanto na questão social, quanto na exploração do pensamento crítico e emancipador.


Espaço "A Hora do Conto" na Brinquedoteca: Vivências Significadas
 (E.E.E.M Gal. José Antônio Flores da Cunha, Sant'Ana do Livramento/RS)

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